Você realmente sabe como limpar tapetes?

Possuir tapetes higienizados é significativo tanto para a aparência de sua residência como para o seu estado salutar dos indivíduos que habitam nela. As manchas e a poeira aglomerada no tapete são capazes de lesar um ambiente agradável, ao passo que os alérgenos e a impureza podem colaborar para problemas de respiração. Há diversas formas de limpar manchados e poeira de seus tapetes, tudo vai depender do padrão da imundície.

Use aspirador para limpar seu tapete

voce-realmente-sabe-como-limpar-tapetes Prepare a sala que vai ser aspirada. Apanhe todos brinquedinhos, papéis ou outros utensílios que impeçam o acesso do aspirador. Confira utensílios pequeninos como moedas as quais consigam danificar o aparelho. Recorde-se de observar sob os móveis. Limpe, primeiramente, as cortinas, mobílias, janelas e rodapés. O pó que desabar poderá, consequentemente, ser aspirado.
Utilize um bocal no aspirador para limpar regiões complicadas de alcançar. As extremidades dos tapetes e os rodapés, de modo geral, aglomeram poeira que tem que ser retirada primeiramente. Se o móvel não puder ser movido, recorra a extensão de canto para limpar debaixo das poltronas e de outras peças que cobrem o tapete.

Aspire o tapete horizontal e verticalmente

Primeiro aspire todo o cômodo para a frente e para trás, aí reitere o processo da esquerda para a direita. As fibras de tapetes, geralmente, são torcidas e, ao acompanhar as duas direções, você assegura que cada área da fibra seja alcançada. Isto pode ser inclusive mais utilizável caso você tenha animais de estimação, visto que vai remover os pelos de maneira eficaz.

Em que momento limpar seu tapete

Aspire os tapetes regularmente. No geral, aconselha-se aspirar, pelo menos, semanalmente. Por exemplo, um casal com 2 gatos terá que aspirar três vezes por semana. Um indivíduo solteiro com um cachorro grande terá que aspirar os tapetes quatro vezes por semana. Não se esqueça de que um dos principais motivos de usar o aspirador é remover o pelo e o ácaro. Um animal de estimação enorme, geralmente, irá originar os dois comparando-se com um menor.

Use um pano branco limpo nos seus tapetes

voce-realmente-sabe-como-limpar-tapetes Tecidos que têm estampas ou foram pintados são capazes de passar a cor ao seu tapete, deixando ele ainda mais manchado. Certifique-se primeiramente de remover as manchas de impurezas secas com um tecido branco limpo. Utilize outro tecido branco limpo para retirar a mancha deixada para trás após friccionar a sujeira original. Jamais utilize escovas, pois são capazes de avariar as fibras do tapete deixando a peça deteriorada.
Só utilize produto de limpeza em impurezas recentes e situadas em uma pequena porção de seu tapete, contudo não faça disso a manutenção habitual do tapete.

Escolha o melhor limpador para tapetes

Existe uma multiplicidade de produtos para tapetes acessíveis no mercado. Eles, de modo geral, vêm em spray para facilitar a limpeza do lugar. Embora todos sejam eliminadores de manchas, leia o rótulo do produto para aferir se é ideal para o padrão de mancha que está no seus tapetes.
As manchas causadas por fluidos corporais, muitas vezes, precisam de atenção especial. Se você está lidando com uma marca de sangue fresco, limpe com água fria ou peróxido de hidrogênio. Nunca use água morna, pois isso vai aumentar a marca. Para uma mancha já sequinha, use peróxido de hidrogênio com um detergente à base de enzimas. Para urina de pets, utilize um higienizador enzimático criado em especial para esse tipo de sujeira.
Se você não conseguir achar um produto apropriado, remova as marcas recentes com uma diluição de amônia acompanhada de detergente e água não muito quente. As marcas podem ser removidas com 1/3 de vinagre em solução aquosa. Como para marcas frescas, use também um detergente e acabe a limpeza com água.
Experimente constantemente o produto de limpeza em uma área escondida do tapete. Alguns produtos podem ser indevidos para o seu tapete, então o ideal é testar primeiro em uma área pequena do tapete, como a que encontra-se embaixo de um armário.

Como lavar o tapete

Utilizando um tecido branco limpo e água, absorva qualquer sabão restante na região tratada do tapete. Não jogue água de uma vez na peça, pois ela é capaz de ser sugada provocando problemas como mofo e emboloramento.
Deixe a região secar completamente. Caso seja uma mancha enorme ou você usou grandes quantidades d’água, ponha um ventilador ou secador do lado do tapete para secar a peça rapidamente.