Diluição de vinagre para limpar paredes

Os utensílios de limpeza de casa são capazes de ser onerosos e danosos, fazendo com que várias pessoas procurem abordagens alternativas. O vinagre é um excelente limpador multifuncional e ainda pode ser utilizado para limpar paredes. Você é capaz de criar uma diluição de limpeza simples com vinagre e água. Mesmo que seja uma solução natural, assegure-se de realizar um teste de mancha antes de avançar para garantir paredes de fato limpas.

Proteja seu piso antes de começar a limpar as paredes

diluicao-de-vinagre-para-limpar-paredes Coloque um jornal ou jornais ao longo do rodapé da parede que você quer começar a limpar. As buchas que serão usadas na limpeza nunca devem estar encharcadas a fim de evitar que gotas escorram pelas paredes. Mantenha certas toalhas e panos de limpeza por perto para o caso do balde com o produto virar.

Areje o cômodo em que vai ser realizada a limpeza

Dependendo de quão forte o seu produto é, você pode achar o aroma de vinagre ligeiramente forte. Caso seja o caso, abra uma janela ou ative determinados ventiladores para melhorar a movimentação do ar. Os eflúvios de vinagre não são ameaçadores, porém eles podem deixar você nauseado. Uma vez instaurada a limpeza das paredes com o vinagre, o trabalho deve ser efetuado com capricho, um trabalho afobado é capaz de levar a gotas e outras manchas de água que vão permanecer avistáveis nas paredes quando secar.

Desative todas tomadas das paredes

Desconecte os fios de alimentação de energia das tomadas. Se pretender higienizar as tampas de saída e/ou no lugar em que cobrem a parede, desative a energia dessas tomadas antes de começar a limpeza da parede. Faça o mesmo para interruptores de iluminação, condutores telefônicos e outros acessórios com eletrocondutividade.

Tire a ornamentação colada nas paredes

Caso você esteja limpando a parede por completo ao invés de higienizar o local mais imundo, tire tudo o que estiver preso à parede. Assegure-se de que será uma higiene meticulosa, sem bloqueios que possam estar ocultando impureza. Isto pode incluir fotografias, molduras ou outras obras de arte; suportes, mancebos ou outros pertences práticos; dispositivos eletrônicos como TVs ou alto-falantes pregados na parede.

De que jeito preparar uma solução com vinagre para limpar paredes

Comece com uma mistura leve. Uma porção relativamente pequena de vinagre combinada com água morna pode ser o bastante para a prática ao longo da grande parte do tempo. Basta misturar duas a três colheres de sopa de vinagre branco diluído com 1 litro de água em um balde ou receptáculo similar.
Tenha em vista que você vai estar levando esse recipiente ao redor da sala. De acordo com tamanho de seu balde, ajuste as medidas de acordo com o necessário a fim de manter o receptáculo vagamente completo para evitar que esparrame.

Limpe primeiramente um local das suas paredes

Escolha uma região que está bloqueada de vista por móveis ou escondida. Molhe uma bucha na sua combinação e esprema-a até que o excesso d’água tenha sido espremido. Limpe a região efetuando deslocamentos circulares, utilizando uma pressão mínima. Reforce com uma segunda bucha e água limpa para banhar. Logo em seguida, seque com um tecido sedoso ou uma flanela.
Use buchas macias (ao invés de um tipo mais abrasivo destinado a esfregar panelas queimadas), em especial se suas paredes estiverem pintadas. Utilizar buchas mais rígidas é capaz de danificar a superfície da sua pintura.

Adicione mais vinagre caso necessário

Verifique o primeiro ponto que elegeu para limpar com o resto da parede. Se a sua combinação fez efeito, conserve nas medidas em que está. Se o ponto de prova ainda parecer imundo, aumente a parcela de vinagre para a água e repita a higiene. Comece acrescentando meia xícara de vinagre ao seu litro d’água. Caso isto ainda pareça fraco, persista adicionando ½ xícara de vinagre de cada vez até obter uma mistura eficaz para limpar a parede. Paredes demasiadamente sujas podem exigir uma proporção de duas partes de vinagre para 3 partes de água.

Acresça o bicarbonato de sódio à diluição

Se a sujeira nas suas paredes estiver aglomerada, você é capaz de necessitar de uma solução ligeiramente mais abrasiva do que apenas vinagre e água. Inicie inserindo ¼ de xícara de bicarbonato de sódio à sua combinação e teste novamente. Ainda assim, tenha em vista que caso as suas paredes sejam pintadas, agentes abrasivos como bicarbonato de sódio são capazes de avariar a tinta, em especial se a base for em látex. Se a sua solução começar a mirrar sua tinta, provalmente seja imprescindível ministrar uma nova camada de tinta em vez de limpar.