Como drenar e limpar uma banheira de hidromassagem?

drenar banheira de hidro

 

 

Se você acha que já sabe como drenar uma banheira de hidromassagem (apenas bombeie a água para fora, certo?), Você já está perdendo um passo importante que poderia economizar muito tempo e dinheiro gasto na solução de problemas intermináveis de química da água. E assim que você aprender a limpar a sua banheira de hidromassagem corretamente, você ajudará a evitar problemas de filtração e prolongará a vida útil do seu spa.

De certa forma, o seu spa é como uma grande banheira, exceto que você não o drena depois de cada uso, e você mergulha na mesma água que um monte de outras pessoas. Se você não está limpando sua banheira de hidromassagem corretamente, você terá algumas surpresas bastante grosseiras.

 

Como drenar e limpar uma banheira de hidromassagem

 

Eliminar o acúmulo ao tratar suas superfícies de spa com cuidado é mais fácil do que parece, e você não precisa de um diploma em química para fazê-lo. Antes de trocar a água da banheira de hidromassagem pela primeira vez – ou pela quinquagésima vez – aprenda a drenar e limpar a banheira de hidromassagem da maneira certa.

Como drenar uma banheira de hidromassagem

Você pensaria que você poderia simplesmente puxar o plugue, deixar a água sair e, em seguida, colocar nova água. O método correto não é tão simples assim, mas também não é tão difícil.

Lave essas linhas

 

Uma das bactérias pode sobreviver em seu spa, apesar do desinfetante que você adicionar é dentro de uma substância pegajosa que se forma em seu encanamento de hidromassagem chamado biofilme.

Mesmo que seus níveis de desinfetante estejam exatamente no alvo, sua banheira de hidromassagem pode desenvolver biofilme. As bactérias se alimentam dele, ao mesmo tempo em que o protegem do cloro ou do bromo.

Essa mesma bactéria acaba em sua água, consumindo cloro e expondo você e outros banhistas a contaminantes, como Legionella , que causa a Doença do Legionário, Staphylococcus aureus , que comumente causa foliculite na banheira, e E. coli, que pode causar estômago intenso. doença.

Quando essa gosma se formar dentro de suas linhas, ela não poderá ser removida pela circulação normal da água do spa ou pela limpeza regular.

Portanto, o primeiro passo para drenar e limpar sua banheira de hidromassagem é adicionar um produto de lavagem de linha.

Este limpador especial é formulado para decompor o biofilme. Depois de adicioná-lo, deixe-o circular por no mínimo 20 minutos.

Se esta não é sua primeira vez limpando sua banheira de hidromassagem, mas você não está usando uma lavagem de linha, você pode – e provavelmente deve – deixar a linha flush do produto circular por algumas horas. Só não se esqueça de verificar as instruções do produto para que você não exagere.

O fluxo da linha pode fazer com que espuma grosseira se forme enquanto ela circula pelo seu spa. Isso significa apenas que está funcionando. Você vai estar drenando e limpando sua banheira quente ao lado de qualquer maneira, então não se preocupe com a espuma.

 

O poder da gravidade

 A opção de menor custo para drenar sua banheira de água quente é conectar uma mangueira ao dreno do spa e permitir que a gravidade faça sua mágica na água. Esta é também a escolha mais demorada, geralmente levando horas para esvaziar completamente o seu spa. Mas isso não tem que ser uma coisa ruim.

Enquanto espera que seu spa seja drenado, você pode trabalhar em outras coisas, como a limpeza da cobertura do spa e substituindo ou limpando o filtro.

Ele também lhe dá tempo para mover a mangueira de forma que a água drenada não se acumule em uma área, o que você pode fazer se estiver drenando a água do seu spa para o quintal ou jardim.

Importante: Antes de drenar seu spa, inverta o disjuntor da banheira de hidromassagem para cortar toda a energia e eliminar o risco de choque elétrico.

 

O poder do poder

 

Talvez você esteja com pressa, ou simplesmente não tenha paciência para esperar pela gravidade. Sem problemas. Você pode usar uma bomba de depósito para esvaziar sua banheira de hidromassagem em minutos, em vez de horas. Abra os drenos do seu spa ao mesmo tempo e esvazie a banheira ainda mais rapidamente.

Como uma bomba de depósito irá drenar rapidamente a banheira de água quente, planeje ficar por perto para manter um olho no nível da água. Se a bomba continuar a funcionar assim que a água acabar, pode queimar o motor, portanto desligue a bomba assim que ela parar de bombear água.

Algumas bombas reduzirão a água a uma fração de polegada, enquanto outras precisarão ser desligadas com alguns centímetros de água restante. Seus drenos de banheira de hidromassagem cuidarão do resto.

 

Onde drenar a água da banheira de hidromassagem

 

Muitas cidades têm leis que exigem que você drene a água da sua banheira para o sistema de esgoto. Essas cidades geralmente fornecem acesso a esgoto por meio de um dreno especial em algum lugar de sua propriedade.

Isso não deve ser confundido com um escoadouro, onde você nunca deve descartar a água da banheira de água quente, porque esses esgotos levam a corpos naturais de água . A água do spa drenada pode prejudicar os peixes e outros animais selvagens.

Se você não tem acesso direto ao esgoto, pode colocar uma mangueira no ralo de um coletor em sua casa ou regar seu gramado ou jardins com a água do spa, desde que você tenha permitido que os níveis químicos se dissipem. As plantas não prosperam com cloro.

Importante: Antes de drenar sua banheira de hidromassagem, verifique a legislação de sua cidade para garantir que você está cumprindo a lei e evitando danos ao meio ambiente.

 

Como limpar uma banheira de hidromassagem

 

limpar banheira de hidro suja

Agora que sua banheira está vazia, você está na metade da linha de chegada. Prepare-se para gastar um pouco de graxa de cotovelo. Só não pegue aquela graxa no seu spa. Ai credo.

 

Limpar ou substituir o filtro

 

Enquanto a água está drenando do seu spa, você tem bastante tempo para limpar seu filtro. Um spray de limpeza de filtro especial é a melhor aposta para este trabalho.

Melhor ainda, leve um pouco mais de tempo e limpe profundamente o filtro. Pegue um balde de 5 galões (20 litros) e enchê-lo quase até a borda com água. Adicione a dose de imersão do filtro da banheira de hidromassagem indicado nas instruções do produto, dê uma guinada na água para diluir o limpador e mergulhe o filtro.

Deixe-o de molho por 24 horas e depois enxágue-o bem com água limpa. Qualquer limpador residual pode causar espuma quando você reiniciar o seu spa, e então você terá que começar todo este processo novamente.

Se você remover o filtro e ele estiver tão sujo, nenhuma quantidade de produto de limpeza fará a diferença. Primeiro, substitua-o.  Em segundo lugar, limpe seu filtro com mais frequência!

Limpe o Spa 

 

Quando estiver vazio, o seu spa estará pronto para a limpeza da superfície.

Pulverize sua concha de banheira de hidromassagem com um limpador de banheira de hidromassagem, vinagre branco diluído ou lixívia diluída. Preste atenção especial aos cantos e fendas onde o míldio, algas ou bactérias podem estar escondidos.

Use um pano macio ou não-zero purificador de nylon para remover resíduos.

Lave bem todas as superfícies e drene toda a água de enxágue para evitar a formação de espuma ao reabastecer seu spa.

Verifique se todos os seus jatos estão abertos após terminar de limpar e enxaguar. Isso reduz o risco de problemas de pressão de água do ar aprisionado.

Dica: Se você estiver usando uma cobertura de banheira de hidromassagem, agora é o momento perfeito para limpar isso também.. E se você não for, você está perdendo dinheiro tanto em produtos químicos quanto em custos de energia, então pegue uma cobertura.

 

Como reabastecer uma banheira de hidromassagem

 

Ah, olhe para aquela banheira limpa e quente. É tão bonito, você quase não quer preenchê-la de volta, certo? Mas não é divertido sentar em um spa vazio, então abra a mangueira.

Importante: Antes de começar a adicionar água fresca, verifique novamente se o disjuntor ainda está desligado. Melhor prevenir do que remediar. Além disso, certifique-se de fechar os drenos e remover a bomba do depósito – a menos que você escolha o seu spa drenando e enchendo-o para sempre.

Dica: Ao recarregar sua banheira de hidromassagem, use um filtro de mangueira reduzir as impurezas, como cálcio e cobre, que podem afetar a química da água e a saúde geral do spa. Você começará com água de maior qualidade em seu spa e reduzirá o risco de manchas.

Insira a mangueira no compartimento do filtro e comece a encher o seu spa. Isso ajuda a forçar qualquer ar aprisionado para fora do seu sistema de circulação, impedindo a trava de ar da banheira  Evite sobrecarregar, pois pode causar sérios problemas, como refluxo no aquecedor, quando você inicia o seu spa. Se você acidentalmente transbordar, drene o excesso de água imediatamente.

Volte a ligar o seu disjuntor de spa.

Inicie sua banheira de hidromassagem.

Deixe a água circular e aqueça a pelo menos 80 ° F (27 ° C). Certifique-se de desligar as válvulas de ar se as tiver, para que elas não interrompam a distribuição de produtos químicos.

Adicione um sequestrador de metal, se você escolher. Isto é especialmente importante se você tiver água dura ou bem, para ajudar a evitar manchas em seu spa. Usar o filtro de mangueira reduz o risco de manchas, mas se você teve problemas de coloração no passado, vale a pena adicionar uma dose de sequestrante durante as recargas.

Teste a água . Ajuste o pH, a alcalinidade e a dureza do cálcio, se necessário.

Cubra seu spa por 24 horas para deixar a água esquentar e os produtos químicos circularem.

Teste novamente a água quando o spa atingir 100 ° F (38 ° C). Adicione o desinfetante, se necessário. Você provavelmente não precisará ajustar mais nada neste momento. O teste novamente permite confirmar que a água está equilibrada antes que alguém use o spa.

 

Absorção sem preocupações

 

Agora que você sabe como drenar e limpar uma banheira de hidromassagem, não há desculpa para deixar seu spa ficar no nível de um  território pantanoso. Mantenha a água equilibrada, teste-a regularmente e mantenha o filtro limpo, e você só precisa drenar e limpar a cada três ou quatro meses.

Enquanto isso, você pode relaxar e aproveitar sua banheira cheia de água cristalina.

O que achou deste artigo? Esperamos que possa lhe auxiliar,  você também pode se interessar em modelos de piscinas com hidro.